Carlos Henrique Soares

sonia
xilogravura de topo
10 x 7 cm
2012

Carlos Henrique Soares
É natural da cidade de Crato, situada no extremo sul do Ceará, na região do Cariri. Xilógrafo, membro da Academia de Cordelistas do Crato, seus trabalhos ilustram inúmeras capas de cordéis. É integrante do grupo XICRA, cujos trabalhos fazem uma ligação entre arte urbana e xilogravura popular.
Ministra oficinas de xilogravura em escolas e em projetos com a Universidade Regional do Cariri (URCA). Já expôs seus trabalhos no SESC Fortaleza, CE. Participou como artista convidado da comemoração dos 130 anos da comunidade árabe no Brasil (2010) e também do SPA das Artes em Recife, PE, evento que reúne artistas gravadores e obras dos mais variados estilos, do grafite à xilogravura (2010). Posteriormente, foi um dos artistas convidados pelo Centro Cultural Dragão do Mar para o Primeiro e Segundo Além da Rua. Participou da 4ª Bienal de Gravura de Santo André, SP, e da exposição “El grabado em el Bicentenario, Homenagem a Julio Paz”, Munogra/Museo Nomade del Grabado, Buenos Aires, Argentina.
Em 2011 expôs na Galeria Gravura Brasileira, participando dos projetos BerlimxSão PauloxOaxacaxCariri e Circulação Gráfica.
Em 2012, fez a curadoria da exposição dos 21 Anos da Academia dos Cordelistas do Crato e coordenou o Projeto Fio da Xilo, Prêmio Funarte Artes Visuais / 8ª edição.

Deixe um comentário